Aliados na RA: Soja





Oi Oi Oi Gente =)
O fim de semana foi bom??? Aqui foi na linha, uma verdadeira dama...rs
Comi 100%, fiz exercícios todos os dias, segui todas as dicas PNL, tudo lindo!!!





Aliados na RA: Soja
Olha, essa é um mistério. Soja engorda ou não? Como comer?
Bom, através de orientações da minha nutricionista e algumas pesquisas que fiz na internet e naquele livro de A a Z, sabe? Tive boas notícias: Proteína de Soja ajuda a emagrecer.
Gente, eu posso ficar o dia todo falando dos benefícios da bichinha, é incrível mesmo. E isso é coisa comprovada, não é especulação não. No final do post vou deixar algumas fontes caso você queira entender mais sobre ela.
Mas vamos lá:
A soja foi um achado dos vegetarianos, isto pelo seu alto teor de proteínas, podendo substituir os alimentos de origem animal. Isso não quer dizer que só ela é suficiente para saciar o corpo no quesito proteína, mas ela é excelente. Mas hoje, ela já está sendo queridinha dos não-vegetarianos. Sabe por que? Porque ela emagrece.
A soja contém BCAA, glutamina e arginina. Esses elementos ajudam a construir o músculo e o seu crescimento, e também promove a queima de gordura através da aceleração do metabolismo. Assim, ela aumenta sua energia e performance na hora do exercício.
Além de tudo isso, ela é rica em fibras gente, ajudando a arrancar a gordura e a glicose do nosso corpo e fazendo nosso intestino funcionar melhor.
Entãoooooooo, ela emagrece sim e com muita saúde.
Sobre a PTS (proteína texturizada de soja)
A PTS é um resíduo da soja, é o que resta quando seu óleo é retirado. Ela é rica em proteínas, então é super importante para a reconstrução, crescimento e manutenção dos orgãos, células e tecidos do nosso corpo. Ela auxilia na aceleração do metabolismo, contribuindo para a queima de gordura e fortalece os ossos.
Ela também diminui o mal colesterol e aumenta o bom
A proteína de soja tem um hormonio: A Isoflavona
O que é a isoflavona:
É um antioxidante que mantém o corpo livre dos radicais livres, que são responsáveis pelo câncer e que contribui para o envelhecimento.
Ela acelera a queima de gordura, diminui o mau colesterol e aumenta o bom.
Previne doenças crônicas, câncer de próstata, câncer de mama e do colo do útero.
Ela é encontrada em todos os produtos de soja.
Farinha de soja
A farinha de soja também emagrece. Ela é um fitoterapico e tem em sua composição a antocianina. essa substância trabalha diretamente nas células adiposas, que são as resposáveis pela absorção da gordura que ingerimos, com a ação da antocianina nós queimamos a gordura ao invés de amarzena-las. Também possui proteína e fibras.
Em contato com a água ela incha, assim quando em contato com os líquidos do nosso estomago sentimos uma maior sensação de saciedade.
Você pode consumir em diversos tipos de alimentos.
Tem também os sucos de soja, iogurtes de soja e etc.
É importante consumir a soja duas vezes ao dia para ajudar no emagrecimento.
Efeitos colaterais
Todo excesso é ruim, então, o consumo excessivo pode causar problemas, como: Bloqueio endrocrino, supressão da tireóide e da imunidade. Nos homens pode diminuir a produção de espermas.
Então, consuma com moderação, nada de exagerar.
Receita da Tatha para preparar proteína de soja com batata (A famosa carne de soja) e ficar com um gosto parecido com carne moída de animal
Bom gente, fazer a bendita da carne de soja é muito fácil e fica uma delícia. Eu como quase todos os dias, bom, sou vegetariana, então sou suspeita.
Mas eu "AGARANTIU".
Vamos lá:
Ingredientes:
PST fina escura (encontra em supermercados na parte de produtos naturais ou em casa de produtos naturais. É super barato, certa de 200g sai 3,00 e dá para umas 10 refeições)
- 1 colher de azeite
- 1 cebola picadinha
- 1 tomate cortado grosseiramente
- 4 dentes de alho picadinhos
- 2 folhas de louro
- 2 batatas médias
- 1 sázon de legumes
- Colorau
- Temperinhos (Eu uso manjericão da minha hortinha, cebolinha da minha hortinha, coentro moído, orégano e salsa da minha hortinha)
- Sal à gosto
Modo de preparo
1- Pegue 1 copo de PST, coloque em uma vasilha e encha de água. Coloque 4 minutos no microondas e retire.
2- É muito importante: Escorra a PST e esprema para sair toda a água que ela absorveu. Eu espremo com o espremedor de batatas, é mais rápido.
3- Corte a cebola, alho e tomate
4- Em uma panela grande, coloque 1 colher de azeite e doure o alho e a cebola

1.png

5- Junte o tomate para derreter
6- Logo, coloque a proteína de soja já escorrida
2.png
7- Coloque os temperinhos e o sázon e mexa para fritar um pouquinho. Colocar um punhadinho de sal


3.png
Obs: Se quiser sem batata, basta colocar uns dois dedinhos de água e deixar por uns 10 minutos. Colocar o colorau para dar uma corzinha e pronto.
Se quiser usar para fazer recheios ou molho a bolonhesa, não coloque dois dedos de água, só um para pegar gostinho e deixar até ficar sequinha.


8- Depois de fritar um pouco, coloque as batatas em cubinhos, coloque água até cobrir as batatas, jogue orégano e o louro.
4.png
9- Tampe a panela até a batata ficar molinha, depois que ficou molinha você pode tirar um pouco da água, deixar só um ou dois dedinhos. Acerte o sal, pois a batata chupa todo o sal que você colocar na soja.

5.png

10- Por fim, coloque colorau, deixe por mais uns 5 minutos e fim!


6.png
Sugestão: Você pode comer com arroz e feijão, no pão, pode usar sem as batatas para molho a bolonhesa, se deixar sequinha, sem molho pode usar para pastel, esfihas, panquecas...sempre essa mesma receita para tudo, o que muda são os condimentos e se é molhadinha ou não.


Você pode fazer essa mesma receita mas com a proteína clara ou grossa, basta cortar a grossa ao meio.

Espero que tenham gostado da dia de hoje e da receitinha, logo trarei mais =)
Fontes de pesquisa: http://www.ades.com.br/artigos/detalhe/646335/mitos-verdades-sobre-soja | http://www.dicasparaperderpeso.com.br/proteina-de-soja/ | http://saude.abril.com.br/edicoes/0319/nutricao/conteudo_527482.shtml | http://www.dicasdedietas.com.br/farinha-de-soja/ | http://www.acessa.com/viver/arquivo/nutricao/2003/02/07-soja/ | http://emagrecerdevez.com/a-verdade-sobre-a-soja-como-alimento-saudavel este fala de coisas negativas que precisamos ler também, mas a maioria é sem fundamento e sensacionalismo, mas precisamos ler todos os lados | http://www.dietaereceitas.com.br/artigos/blog/isoflavonas-de-soja-e-seus-efeitos-na-dieta-213

Em caso de dúvidas consulte sua nutricionista ou seu médico =)

Tatha Talitha

28 anos, quase 29. Casada com o meu amor de infância. Mãe de ninguém, mas depois dos 30 será a minha meta. Publicitária e ama o que faz, mas ama mais ainda a vida espiritual que tem, porque como sempre aprendi: A sua Luz é maior quando você aumenta a Luz de alguém. Pisciana de corpo e alma e amante das artes de fazer as coisas darem certo.

6 comentários:

  1. Josiane alves10/03/2014, 10:00

    Vou fazer!

    ResponderExcluir
  2. uauuu
    acho que agora eu tenho que me inspirar em vc, meus finais de semana estao sendo muito engordativos. Preciso voltar pra linha jááá..adorei saber que vc esta firme e forte
    bjooo

    ResponderExcluir
  3. Xuxu, uma sugestão, tira o sazon, ele é um pózinho cancerígena e aposto que fica tudo delicioso sem ele também.

    Bejin
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Dentre as fontes de pesquisa que vc colocou, o site Emagrecer de Vez discorre longamente sobre todos os MALEFÍCIOS que o consumo da soja causa ao nosso organismo.

    ResponderExcluir
  5. Que coisa heim!! Nós duas começamos com o mesmo peso 108,0kg! Estou no início da RA! E estou super determinada! Criei um blog ontem.. porém há uns anos atrás eu postava nele, e só comecei à postar novamente esta semana!
    Vamos que vamos! Ficar lindas, maravilhosas e magras!! Vou te seguir e me inspirar!

    meuemagrecimentoketlyn.blogspot.com.br

    bjooooooos gatona!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!!! ótimas dicas para uma R.A.

    ResponderExcluir

Seu comentário faz meu dia mais feliz e minha luta mais intensa...pq para vencer uma guerra precisamos de soldados e eu faço parte desse exercito.