Você sabe o que é o metabolismo?

Oi Oi Oi gente =)

Aqui tudo ótimo. Comi como uma Lady Ontem.


- Participei da reunião com a nutricionista em grupo
- Anotei tudo
- Fotografei minha comida e postei no grupo
- Comi tudo certinho
- E iniciei na academia, já que é baratinha, não custa tentar.
Sabe, falei com o marido. Vamos andar menos de carro e parar de comer fora, assim dá para pagar a academia e a Zumba...rs



Gente, antes de falar sobre o metabolismo, peço que imaginem:

Agora, você está lendo meu blog e seu corpo está trabalhando nos seus pensamentos, na sua visão, no seu corpo todinho, no processamento da informação. Ele está totalmente em movimento mesmo você estando sentadinha aí.  Seu organismo está trabalhando a todo vapor.

Do total de energia que gastamos, segundo pesquisas pela USP, cerca de 60% é para coisas vitais, como respirar e bater o coração. Assim, como o seu organismo vai agir e sua velocidade depende de muitos fatores. Nesta pesquisa dizem que 80%  da taxa metabólica é genética e os outros 20% é dos fatores externos, tipo: Alimentação e exercícios físicos.

Um metabolismo lento pode ser doenças também, então é importante procurar um especialista, aqui vou falar das pesquisas que fiz e do que aprendi com a nutricionista presencial.

Para você entender mais claramente, o metabolismo é a taxa com que nosso corpo queima calorias para se manter vivo. Simples assim.

Já viram que tem pessoas que comem muito e são magras e outras nem tanto e são gordinhas?
Já sentiu que você come 1 chocolate e parece que comeu a fábrica de chocolate inteira e o Willy Wonka junto? Isto tudo tem haver com o metabolismo.

Claro que genética, ser mulher e a idade influenciam muito, mas  a gente pode ajudar o corpo a queimar mais calorias sim. Nós que não temos ajuda do corpo, temos que encontrar uma saída!

Vamos pensar da seguinte maneira:

1- Você gasta calorias sozinha, pois seu metabolismo trabalha o tempo todo
2- Se você gasta em média 2.000 calorias sozinha e consome 3.000. Você engorda.
3- Se você gasta em média 2.000 sozinha e consome 2.000 você mantém.
4- Se você gasta 2.000 e consome 1.500 você emagrece? Depende!

Aqui nestes links tem uma calculadora de quanto seu corpo gasta de caloria:

Quando entramos em uma dieta de restrição, o corpo entende que tem algo em perigo, então ele começa a trabalhar lentamente, então ele não gasta mais 2.000 calorias por dia e tudo o que você come ele estoca como gordura, para no futuro não sentir fome.

Se você fica sem se alimentar, ele vai caindo, caindo, caindo e você não emagrece. Ele precisa estar em movimento e para estar é preciso comer de 3 em 3 horas sim.

Quando você fica mto tempo sem comer, o seu metabolismo está lento, ai quando você come, você engorda, porque está ingerindo algo que não será queimado.

O que você precisa é acelerar o seu metabolismo para ele queimar mais gordura com as funções vitais e assim, você emagrecer. Vai aí algumas dicas que peguei e servem para mim:

O que acelera seu metabolismo?

Exercícios Físicos: Sabia que fazer exercício aumenta em até 25% a capacidade de trabalho do seu metabolismo e ele se mantém até 10 horas ativo mesmo depois de ter terminado a ginastica? Imagina seu corpo ativo por 10horas...UAUUUUUU

Água: Esse negocinho que ninguém toma direito ajuda sim o metabolismo andar corretamente. Então, larga de preguiça e bora pegar sua garrafinha dona Talitha.
Sabia que beber 8 copos de água por dia, gelada, seu corpo pode queimar até 200 calorias?
Se seu corpo tem a temperatura de 37 graus e a água te 5 graus, ele tem que trabalhar para elevar a temperatura da água. Legal né?

Não Pule Refeições: Quando você come de 3 em 3 horas, o corpo se adapta a queimar o que comeu nos horários corretos. Ele vai queimar o que você comeu sim, agora quando pula, ele vai queimar só aquilo que ele já está acostumado. E o resto? Vira gordura Baby.

Alimentos que ajudam: Vamos comer coisas que ajudam o metabolismo a acelerar. Sabe os muffins que ensinei? Tem muitas substâncias que aceleram o metabolismo.
Invista em frutas, canela, sementes, cereais com mtas fibras, nossa querida chia, quinua, amaranto, linhaça, chás, ovos, peixes, folhas e mais folhas.

O que não funciona?

Dietas drásticas como cortar o jantar, tomar shakes, dieta do líquido, da sopa...
Sabe todas essas bichinhas acima, emagrecem? Pode até emagrecer no inicio, mas meu bem, depois você engorda tudo dinovo. Experiência própria, e outra, pode perder peso, mas e as medidas? E a cabeça gorda?
Tudo que é restrito reduz o ritmo metabólico. Se seu corpo se sentir privado de alimentos e calorias, ele começa a fazer reservas energéticas e é por isso que quando as dietas acabam, normalmente vocês recuperar tudo ou mais do que emagreceram.

Qualidade de vida: Stress, problemas, tristeza, tudo pode ajudar ao metabolismo ficar lento

Sexo: É baby, nós temos em média 10% do metabolismo mais lento do que os meninos

Idade: Bom, isso nem preciso comentar...rs

Hereditária:  Quem tem tendência a engordar, tem que se controlar. caso contrário, o organismo não consegue queimar tudo o que foi ingerido, assim, você ganha peso.

Cortar os carboidratos: Gente, nada dessas coisas para quem vem aqui no blog.
Poxa, carboidrato é fonte de energia e essencial para um metabolismo mais rápido. Sem energia você fica lenta e não emagrece.
Precisa é comer os bons carboidratos, como os integrais, fibrosos, frutas, verduras e dos legumes.
Pode comer uma batata assada com arroz integral, pode sim. A nutricionista me liberou.
Pode comer um bolo integral, uma fatia claro.
Evitem açúcar normal, farinha branca, doces. Isto sim desacelera o metabolismo.

Tenho que comer só salada: Isso, tá fazendo direitinho. Só que não.
Seu corpo precisa queimar caloria, que caloria ele vai queimar só com salada? salada é no início, para forrar o estomago, aumentar os nutrientes e fibras. Depois, precisa da fonte de carboidrato, gordura boa e de proteína. Isso é básico.

Enfim, vamos deixar os mitos de lado.

Você quer emagrecer Talitha? Emagreça a mente. Coma direito, coma bem, ajude seu corpo a queimar caloria e bora ser feliz!!!!

p.s: Me irrita quem fala q tem que cortar a janta, cortar carboidrato, comer pouco, trocar comida por shake...blá

 O meu blog é meu diário, escrevo nele as minhas experiências e o que aprendo com os profissionais que eu consulto e em pesquisas. Toda e qualquer informação é de uso próprio. Portanto, adianto que todos devem sempre procurar ajuda profissional.


Fontes de pesquisa: http://suadieta.com.br/Materias/649/saude/metabolismo-o-que-acelera-e-o-que-desacelera | http://www.tips4life.com.br/2013/09/entenda-o-que-e-metabolismo/ | http://emagrecerrapido.info/acelere-o-seu-metabolismo-e-emagreca/# | http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/acelere-seu-metabolismo-687574.shtml | http://saude.terra.com.br/nutricao/alimentos-aceleram-o-metabolismo-e-ajudam-a-perder-peso,b1080a9aa2f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html | http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/14879-11-dicas-praticas-para-acelerar-o-metabolismo | http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/visualizacaoartigo.aspx?idartigo=42

Tatha Talitha

28 anos, quase 29. Casada com o meu amor de infância. Mãe de ninguém, mas depois dos 30 será a minha meta. Publicitária e ama o que faz, mas ama mais ainda a vida espiritual que tem, porque como sempre aprendi: A sua Luz é maior quando você aumenta a Luz de alguém. Pisciana de corpo e alma e amante das artes de fazer as coisas darem certo.

6 comentários:

  1. é muito bom vir aqui todos os dias e ver tudo que vc escreve com tanto carinho.É muito carinho em forma de palavras que me ajudam muito. Muito capricho tb. Parabéns. Suas personalizações são o máximo. Sou fã.

    ResponderExcluir
  2. Oi

    Mto boa dica como sempre!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. adorei o post muito bom mesmo...
    beijinhos gata

    ResponderExcluir
  4. meu matebaolismo eh lento e nada funciona vou tentar comer essas coisas, mas eh mto dificil para emagrecer

    ResponderExcluir
  5. Estou tentando Tathá!!
    Bj
    Sakura Cat

    ResponderExcluir
  6. Tatha obrigada pela visita e comentário, mas eu falo a vdd, seu blog tem conteúdo, eu gostaria de ter tempo para fazer essas pesquisas infelizmente não tenho e vc lindaaaa demais faz isso e divide seu conhecimento conosco, pra mim é muito importante, pq busco conhecimento.
    Te contei de um dia que fui pra academia do prédio e qdo cheguei lá tinha uma mulher suandoooo e tudo fechado, perguntei se eu poderia abrir as janelas e ela disse que sim mas ela deixava tudo fechado pra suar mais e perder mais gordura kkkk não quero ser ignorante assim.
    Existem pessoas que pulam refeições achando que vai emagrecer e vc deixou bem claro a maneira certa para emegrecer e ter saúde.
    Ahhh eu não vou te abandonar não, pode deixar, na vdd queria te add no whatsapp, posso???
    Super bjo

    ResponderExcluir

Seu comentário faz meu dia mais feliz e minha luta mais intensa...pq para vencer uma guerra precisamos de soldados e eu faço parte desse exercito.