É fome ou vontade de comer??

Oiii gente=)

Ontem foi um dia ótimo, quero agradecer ao carinho que recebi no post de ontem, fico feliz que tenham gostado. Me esforço muito para escrever aqui assuntos que são importantes para esse nosso processo de emagrecimento, e fico feliz que isso sirva para vocês. É um estimulo para estudar mais e escrever mais.



Comi direitinho ontem. Quarta é meu dia de folga nos exercícios, então não fiz. Hoje vou comprar bateria da balança e amanhã é dia de pesar. Medo medo medo, mas estou uma lady e minha meta é 1kg por semana, então amanhã tem que ter 2kg a menos, tem que terrrrrrrrrr =)



Você tem fome ou vontade de comer?

Sabe aquele domingo à tarde, depois do almoço, você senta no sofá para assistir sua série favorita e dá uma vontadezinha de comer. 
Aí encontra uma bolachazinha dando sopa e come tudo! Mas logo, depois de uns 30 minutos vem a fome dinovo: "Ah! não era bem o que eu queria comer, deixa eu ir olhar a geladeira."
Aí você parte para buscar alguma besteirinha, até porque é só um belisquinho né? Mas quando, você vai colocar esses seus beliscos no carderno vem o susto: Estourou os pontos ou as calorias.
Comeu demais!

Mas aí vem a sua "contra inteligência" e você diz: " Mas eu estava com fome!"...mas você sabe a diferença da fome e a vontade de comer?

Saber interpretar a fome, a sede, ansiedade e vontade de comer é fundamental para quem está fazendo RA. Sabe que ignorar os sintomas do nosso corpo só vai trazer a sensação que fazer dieta é passar fome, e é longe disso, se reeducar é aprender a comer bem e se conhecer fisicamente, emocionalmente e mentalmente.

E aí você sabe identificar? Clarooooooo que não, se a gente soubesse estaríamos magrinhas magrinhas...é ou não é?
O negócio comigo agora é assim, falar a verdade.

Sou compulsiva sim
Sou "gordocha" sim
Sou comilona de besteiras sim
Mas isso irá mudar!!!

Fome e a vontade de comer

Ahhhhhhhh estou com fome, vou comer, comer, comer...
Para menina, que isso, você come para viver e não vive para comer...vamos aprender já a comer para viver!!!

Vamos lá, temos a fome física, do corpo. É a necessidade do nosso corpo de reabastecer a nossa energia que vamos gastando.
Os sintomas da fome de verdade são desconfortos ou até mesmo dores no estômago, sons semelhantes a roncos ocasionados por contrações musculares no estômago e ainda, tontura, fraqueza e dores de cabeça podem também acontecer.

Já a fome emocional é outra coisa, geralmente está ligada a fatores psicologicos. Esta fome faz a gente comer, comer, comer e querer comer. Mas nunca é comer alface, rúcula, sojinha, é comer bobagens, gordices insanas...e geralmente vem por causa da ansiedade, depressão, stress, entre outros problemas emocionais.
Essa fome geralmente não apresenta sinais físicos, e o desejo de algum alimento se torna o foco do seu dia. Nenhum alimento é capaz de acabar com esse seu sentimento, só aquilo que você deseja comer.

Menina, quando a gente tem a cabeça gorda é bem assim. Briguei com marido, vou comer chocolate para desestressar. Meu chefe é um chato e me encheu hoje (chefa, você não, é um exemplo...rs), vou comer uma Ruffles tamanho grande com uma bela Coca-Cola. Quem nunca?????
Quem nunca??????????????

Dicas

1- Em um exato momento em que a vontade de comer aparecer, pare e pense: Eu quero mesmo comer? Porque eu quero comer isso? Como vou me sentir depois? Sentirei culpa depois?
Pergunte isso mil vezes se for necessário. Isto é PNL gente =)

2- Arrume a mesa para comer, não coma correndo, faça da sua refeição o seu momento

3- Coma devagar, o cérebro leva cerca de 20 minutos para processar que estamos nos alimentando, quanto mais demoramos, mais nos sentiremos saciadas

4- Uma técnica legal é usar copo mais compridos e menos largos e pratos menores, assim enganamos o cérebro a entender que estamos comendo bastante. A alimentação começa no olhar.

5- Sabe que a facilidade na alimentação é entendida pelo cérebro? Por isso o sabor tão gostoso do fast-food, o cérebro entende que isso é melhor para você.

6- Não pule refeição, pulando a refeição quando você for ingerir alguma coisa a sua fome será do leão e não conseguirá se controlar. Irá comer muito mais do que você precisa e do que deve e vc sentirá que nunca foi o suficiente, entrando na fome emotiva.

Lembrem-se: Podemos comer de tudo em poucas porções e moderadamente, precisamos criar hábitos e mudar nossa cabeça...amanhã irei falar sobre essa mudança.

Espero que tenham gostado do assunto de hoje, sempre escrevo com muito carinho!


Tatha Talitha

28 anos, quase 29. Casada com o meu amor de infância. Mãe de ninguém, mas depois dos 30 será a minha meta. Publicitária e ama o que faz, mas ama mais ainda a vida espiritual que tem, porque como sempre aprendi: A sua Luz é maior quando você aumenta a Luz de alguém. Pisciana de corpo e alma e amante das artes de fazer as coisas darem certo.

5 comentários:

  1. Josiane alves13/03/2014, 11:16

    tenho uma fome de leao todo os dias e nem sei o que quero comer abro a geladeira so para olhar

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante, vou ver seu blog todo

    ResponderExcluir
  3. Oba!!
    Ficou bom agora eu consigo comentar!!
    Adorei o post!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Conhecer a diferença entre fome física e fome emocional nem é o mais difícil para mim. O difícil é CONTROLAR a fome emociona :(

    O que me ajuda muito é a leitura de livros de psicologia no emagrecimento, nada mais é que PNL né?

    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário faz meu dia mais feliz e minha luta mais intensa...pq para vencer uma guerra precisamos de soldados e eu faço parte desse exercito.