Fome ou vontade de comer?


Você tem fome ou vontade de comer?
Sabe aquele domingo à tarde, depois do almoço, você senta no sofá para assistir sua série favorita e dá uma vontadezinha de comer. 
Aí encontra uma bolachazinha dando sopa e come tudo! Mas logo, depois de uns 30 minutos vem a fome dinovo: "Ah! não era bem o que eu queria comer, deixa eu ir olhar a geladeira."
Aí você parte para buscar alguma besteirinha, até porque é só um belisquinho né? Mas quando, você vai colocar esses seus beliscos no carderno vem o susto: Estourou os pontos ou as calorias.
Comeu demais!
Mas aí vem a sua "contra inteligência" e você diz: " Mas eu estava com fome!"...mas você sabe a diferença da fome e a vontade de comer?
Saber interpretar a fome, a sede, ansiedade e vontade de comer é fundamental para quem está fazendo RA. Sabe que ignorar os sintomas do nosso corpo só vai trazer a sensação que fazer dieta é passar fome, e é longe disso, se reeducar é aprender a comer bem e se conhecer fisicamente, emocionalmente e mentalmente.
E aí você sabe identificar? Clarooooooo que não, se a gente soubesse estaríamos magrinhas magrinhas...é ou não é?
O negócio comigo agora é assim, falar a verdade.
Sou compulsiva sim
Sou "gordocha" sim
Sou comilona de besteiras sim
Mas isso irá mudar!!!
Fome e a vontade de comer
Ahhhhhhhh estou com fome, vou comer, comer, comer...
Para menina, que isso, você come para viver e não vive para comer...vamos aprender já a comer para viver!!!
Vamos lá, temos a fome física, do corpo. É a necessidade do nosso corpo de reabastecer a nossa energia que vamos gastando.
Os sintomas da fome de verdade são desconfortos ou até mesmo dores no estômago, sons semelhantes a roncos ocasionados por contrações musculares no estômago e ainda, tontura, fraqueza e dores de cabeça podem também acontecer.
Já a fome emocional é outra coisa, geralmente está ligada a fatores psicologicos. Esta fome faz a gente comer, comer, comer e querer comer. Mas nunca é comer alface, rúcula, sojinha, é comer bobagens, gordices insanas...e geralmente vem por causa da ansiedade, depressão, stress, entre outros problemas emocionais.
Essa fome geralmente não apresenta sinais físicos, e o desejo de algum alimento se torna o foco do seu dia. Nenhum alimento é capaz de acabar com esse seu sentimento, só aquilo que você deseja comer.
Menina, quando a gente tem a cabeça gorda é bem assim. Briguei com marido, vou comer chocolate para desestressar. Meu chefe é um chato e me encheu hoje , vou comer uma Ruffles tamanho grande com uma bela Coca-Cola. Quem nunca?????
Quem nunca??????????????
Dicas
1- Em um exato momento em que a vontade de comer aparecer, pare e pense: Eu quero mesmo comer? Porque eu quero comer isso? Como vou me sentir depois? Sentirei culpa depois?
Pergunte isso mil vezes se for necessário. Isto é PNL gente =)
2- Arrume a mesa para comer, não coma correndo, faça da sua refeição o seu momento
3- Coma devagar, o cérebro leva cerca de 20 minutos para processar que estamos nos alimentando, quanto mais demoramos, mais nos sentiremos saciadas
4- Uma técnica legal é usar copo mais compridos e menos largos e pratos menores, assim enganamos o cérebro a entender que estamos comendo bastante. A alimentação começa no olhar.
5- Sabe que a facilidade na alimentação é entendida pelo cérebro? Por isso o sabor tão gostoso do fast-food, o cérebro entende que isso é melhor para você.
6- Não pule refeição, pulando a refeição quando você for ingerir alguma coisa a sua fome será do leão e não conseguirá se controlar. Irá comer muito mais do que você precisa e do que deve e vc sentirá que nunca foi o suficiente, entrando na fome emotiva.
Lembrem-se: Podemos comer de tudo em poucas porções e moderadamente, precisamos criar hábitos e mudar nossa cabeça...e não esqueça, você pode e deve sair de vez em quando da dieta, isto ajuda a evitar os ataques de compulsão.
Espero que tenham gostado do assunto de hoje, sempre escrevo com muito carinho!

Xoxo, Tatha

Tatha Talitha

28 anos, quase 29. Casada com o meu amor de infância. Mãe de ninguém, mas depois dos 30 será a minha meta. Publicitária e ama o que faz, mas ama mais ainda a vida espiritual que tem, porque como sempre aprendi: A sua Luz é maior quando você aumenta a Luz de alguém. Pisciana de corpo e alma e amante das artes de fazer as coisas darem certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário faz meu dia mais feliz e minha luta mais intensa...pq para vencer uma guerra precisamos de soldados e eu faço parte desse exercito.