ALERTA!

Pessoal, estava lendo um artigo da minha nutricionista e resolvi colocar aqui para vocês. Tomem cuidado, a sua saúde é mais importante do que qualquer opinião.
Não fiquem dando ouvidos para os outros, gastando dinheiro com quem não é profissional da nutrição. Fiquem atentos!!!



Segue o alerta da minha nutri para vocês:

"QUERO FAZER UM ALERTA:

Vocês já devem ter visto nas redes sociais, principalmente no Instagram, que quase todos são um pouco nutricionistas e educadores físicos. O que não falta é gente ensinando truques de dieta e exercícios pra trincar o abdômen, definir o quadríceps e erguer a bunda.

Basta ter um corpo “perfeito”, alimentação “equilibrada” e praticar exercício físico de forma regular que isso capacita o indivíduo pra sair por aí oferecendo consultoria online.
Coloquei alimentação “equilibrada” entre aspas porque a maioria come frango, tilápia e batata doce, apenas, e julga isso equilibrado.
Mas o que eu quero falar não é isso. O alerta é pra que vocês sejam sábios na hora de escolher o profissional pra cuidar da sua alimentação.

Hoje vi a publicação de um “atleta” que eu sigo no instagram que me deixou indignada (pra não falar outra coisa). Só pra constar, esse “atleta” não possui formação nem em educação física e nem em nutrição e oferece consultoria online pra qualquer pessoa em qualquer parte do país e até fora do Brasil. Nessa consultoria está incluso dieta, planilha de treinos e ciclos de anabolizantes.

Mas o que me deixou indignada foi o post sobre sua alimentação pré-treino: 200 gramas de carboidrato + 100 gramas de proteína.

Tá, tudo bem, qual o problema então?

O problema é que ele vende pra o cliente dele esse cardápio com 200g de carbo e pede para o cara comer 200g de batata doce.
Veja bem...qual foi a intenção? Comer 200g de um alimento fonte de carboidrato ou 200g de carboidrato? Tá achando que é a mesma coisa? Então deixa eu explicar melhor....

100g de batata doce cozida tem em média 24g de carboidrato. Se o cara precisa comer 200g de carboidrato, então ele deveria ingerir 800g de batata doce cozida.
100g de frango cozido tem em média 31,5g de proteína. Pra ingerir 100g de proteína seria necessário 317,5g de frango cozido.

Ficou claro a diferença?

Esses “coach”, como são chamados, prescrevem para seus alunos aquilo que deu certo com eles. Mas cada um é um. Como fica a individualidade biológica nessa questão? Será que eles sabem o que é individualidade biológica?

A dieta é sempre padrão: muita proteína, muita gordura “boa” e quase nada de carboidrato, essencial apenas no pré-treino. Agora vamos pensar em outra coisa: você retirou a vesícula teve o azar de cair nas mãos de um cara desses. Ele te prescrever uma dieta rica em gorduras “boas”. E aí? Como vai ficar tua digestão? Vai viver com diarreia e vai achar legal porque isso ajuda a emagrecer?

Para vai! Tá na hora de parar de acreditar que alguém vai te prescrever uma fórmula mágica e você vai ficar com o corpo dos sonhos sem fazer o menor esforço. Esse tipo de milagre não existe. Essa imagem de corpo sarado e gigante que é vendido por esse tipo de “atleta” é construído com o uso de muito anabolizante. Quantidades muito maiores do que você pode imaginar. Outro grande problema é que ele prescreve pra você ciclos pra ficar gigante e se for necessário, te vende a droga (proveniente do mercado negro) e até aplica em você. Será que ele vai te perguntar se você tem algum caso de câncer na família antes de te prescrever o anabolizante? Mas esse assunto é muito extenso, fica pra outra hora.

Como já disse anteriormente, não julgo atletas que vivem do esporte e para o esporte e que usam esteroides anabolizantes. Esses profissionais possuem uma equipe multidisciplinar que cuida de cada detalhe possível de sua saúde. É tudo controlado e legalizado (e que fique claro novamente: não existe quantidade segura para uso estético de esteroide anabolizante).

Então, pra finalizar, porque já ficou muito extenso, pense bem antes de entregar sua saúde nas mãos desses tranbiqueiros. Para nós nutricionistas, o atendimento online é proibido pelo Conselho Federal de Nutrição. Em minha opinião, ética é a qualidade primordial para qualquer profissional. Saúde é coisa séria! Não há dinheiro no mundo que compre sua saúde depois que ela for destruída por um irresponsável desses. Fiquem espertos!
Busque informações sobre o profissional com quem você deseja se consultar e se quiser, peça pra ver sua carteira de identidade profissional e até pesquise sobre ele no conselho pertinente à categoria (CRN para nutricionistas e CREF para educadores físicos). Você pode até averiguar nos Conselhos se existe ou existiu alguma reclamação ou advertência para o profissional em questão.
" Lia Manfredi - Nutricionista Esportiva

Tatha Talitha

28 anos, quase 29. Casada com o meu amor de infância. Mãe de ninguém, mas depois dos 30 será a minha meta. Publicitária e ama o que faz, mas ama mais ainda a vida espiritual que tem, porque como sempre aprendi: A sua Luz é maior quando você aumenta a Luz de alguém. Pisciana de corpo e alma e amante das artes de fazer as coisas darem certo.

3 comentários:

  1. Realmente todo cuidado ainda e pouco. Nada melhor do que ver o que da certo pra gente não o que deu certo pro outro.

    ResponderExcluir
  2. Excelente crítica da sua nutri. Ser/ter coach agora é a ultima moda. Pena que a maioria não tem graduação necessária. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Uma nutricionista pode mesmo ajudar muito! Além da elaboração de um cadápio ideal e pessoal, o fato de se comprometer com alguém já ajuda na perda de peso! beijinho

    ResponderExcluir

Seu comentário faz meu dia mais feliz e minha luta mais intensa...pq para vencer uma guerra precisamos de soldados e eu faço parte desse exercito.